domingo, 20 de setembro de 2009

1 de Janeiro

CIRCUNCISÃO DE NOSSO SENHOR(*)


Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra,
fazei-o em nome do Senhor Jesus,
dando por ele graças a Deus Pai.
(S. Paulo aos Colossenses, 3, 17)

Quão glorioso é o Nome Jesus; mas, quão caro custou ao Filho de Deus!

Foi-lhe mister derramar sangue para merecer este nome de Salvador, e tu não queres derramar, para salvar-te, nem uma lágrima! É preciso imitar Jesus nos seus sofrimentos ou perder a esperança de acompanhá-Lo na sua glória. Jesus sede meu Salvador, e por tanto amor que haveis tido por mim desde o começo de Vossa vida, inspirai-me Vosso santo amor, a fim de que Vos ame, sem no entanto quanto mereceis, pelo menos tanto quanto possa.

MEDITAÇÃO
SOBRE A CIRCUNCISÃO

I. – Jesus começa hoje o que continuará até á morte. Obedece a seu Pai celestial, a Maria e a José. Deus obedece aos homens! Depois disto teremos vaidade bastante como para não querer submeter-nos aos superiores que Deus nos dá? É preciso obedecer aos que ocupam o lugar de Deus, ou bem a nossas paixões e ao demónio. Um Deus obedece á lei, e nós que não somos senão cinza e pó, recusaremos obedecer a Deus?

II. – Em nenhuma parte se manifesta mais a humildade do Salvador, que nesta obediência. Na magedoura, tomaria-se Jesus por um homem comum; aqui passa por pecador. Jesus, que é a santidade mesma, quer abater-se até parecer pecador, para honrar seu Pai, Depois disto, tenho o direito a queixar-me das humilhações que recebo? Nasci no pecado, cresci no pecado; sem obstáculo, não quero ser chamado pecador e me irrito se me despreza.

III. – A caridade de Jesus brilha neste mistério, toda a vez que quer, desde os primeiros instantes de sua vida, adoptou o nome de Salvador e dá-nos seu sangue e suas lágrimas como prenda do seu amor. Esse sangue e essas lágrimas que derrama são a linguagem do seu coração: nos disse com elas que quer viver, sofrer e morrer por nós. Comecemos pois, este ano, imitando a sua obediência e humildade. Amé-mo-lo durante todo este ano, façamos tudo em Nome de Jesus. Deus meu, sou todo Vosso, durante este ano, e para o resto da minha vida.

Humildade [2]
Orai pela Igreja

ORAÇÃO

Oh Deus, que haveis constituido vosso Unigénito Salvador do gênero humano, e haveis ordenado que se lhe chama-se Jesus [1], fazei, por vossa misericórdia, que depois de ter honrado seu Santo Nome na terra, tenhamos a felicidade de contemplá-lo a ele mesmo no Céu.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amén

------------/////------------

* Santoral de Juan esteban Grosez, S.J. Tomo I, (Ed. ICTION, Buenos Aires, 1982)
[1] - A palavra Jesus quer dizer Salvador (Catena Aurea – Sto. Tomás) (N. Do T)
[2] - No final de cada meditação, se indica uma virtude para praticar, especialmente durante o dia e, ademais, para a oração, uma intenção particular.

Retirado de: http://ar.geocities.com/misa_tridentina02/santos/santoral.html
Tradução livre: Manuel Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário